Respirar pela boca causa problemas nos dentes e na saúde, o correto é respirar pelo nariz
A forma fisiológica normal de respirar é pelo nariz, que permite purificar o ar mediante as estruturas dentro da cavidade nasal. O ar que entra pela nasofaringe, orofaringe e garganta. Dessa forma o ar que entra não afetará os tecidos linfoides, as adenoides e as amigdalas, que são as últimas barreiras para parar as partículas nocivas que entram com o ar, antes que cheguem aos pulmões.
A respiração nasal estimula a produção de gases e substâncias no nariz, que facilitam a entrada de ar nos pulmões e evitam infecções no sistema respiratório.
No caso da respiração pela boca, o ar passa diretamente pela garganta, onde estão as adenoides e as amigdalas e esse ar que entra pela boca não se purifica e o tecido linfoide, adenoides e amigdalas se tornam a primeira barreira defensiva contra as partículas do ar, o que faz o tecido linfoide cresce e acaba ocupando um grande volume da garganta, dificultando a respiração pelo nariz e fazendo com que a pessoa acostume a respirar pela boca.
A respiração pela boca, faz com que a mandíbula baixe e a língua se acomode da maneira errada, o que pode causar problemas de desenvolvimento do palato e da maxila, o que diminui e prejudica o espaço que os dentes teriam que ter para um alinhamento correto.
Todo esse processo prejudica a deglutição, que se torna atípica, a mordida e deixa menos espaço ainda para o desenvolvimento da mandíbula e o espaço para os dentes.
Veja mais no vídeo abaixo: