O desequilíbrio em sistemas estruturais, químicos ou emocionais no nosso corpo tem consequências em todo o organismo. É impossível olharmos para um problema de forma isolada. Quando sentimos alguma dor ou percebemos um sintoma de alguma doença, precisamos olhar para o todo e identificar de onde vem o desequilíbrio. Isso é papel de todos os profissionais da saúde.
Muito mais do que fazer procedimentos de canal, tirar uma cárie ou fazer limpeza nos dentes, também é papel do dentista olhar para o todo e identificar se algum outro desequilíbrio do corpo tem origem na boca, ou se a dor de dente, na verdade, é sintoma de algum mal em outro sistema.
Estudos apontam que muitos dos fatores orgânicos, posturais e emocionais que causam um impacto negativo no organismo têm origem no sistema estomatognático – que abrange os processos de mastigação, deglutição, respiração, entre outros que acontecem na boca. Especialistas defendem que grande parte, cerca de 45%, dos problemas de coração se iniciam na boca, por meio da falta de higiene adequada e, por consequência, da proliferação de bactérias.
Nós abrigamos milhares de micro-organismos na nossa boca. Eles vivem de forma equilibrada, até uma certa quantidade, e se alimentam de glicose. Se ingerirmos alimentos que possuem o nutriente e não fizermos a limpeza correta, os microrganismos se alimentam da glicose e produzem um ácido através da fermentação, que deixa o PH da boca mais ácido, o que possibilita a proliferação das bactérias e descalcificação dos dentes, deixando-os mais sensíveis. Assim, as bactérias corroem, milímetro por milímetro, os dentes e atravessam a camada mais dura. Quando chegam nos canais que irrigam o dente podem ir, por meio da corrente sanguínea, até os órgãos internos, causando problemas de saúde mais sérios.
O dentista que é adepto da odontologia integrativa atua com uma visão atenciosa nas reações químicas orgânicas que acontecem no corpo e interferem nas emoções, enxergando os problemas de forma aprofundada, com foco no todo, e em busca do equilíbrio do paciente, obtendo assim um resultado mais integral e duradouro.
Dr. Rodrigo Venticinque – Dentista Integrativo e Biológico – CROSP: 52860