[vc_row][vc_column][vc_raw_html]JTNDc2NyaXB0JTNFJTJGJTJGJTIwJTNDJTIxJTVCQ0RBVEElNUIlMEF2YXIlMjAlMjQlMjAlM0QlMjBqUXVlcnkubm9Db25mbGljdCUyOCUyOSUzQiUwQSUyRiUyRiUyMCU1RCU1RCUzRSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRSUzQ3NjcmlwdCUyMGlkJTNEJTIyOTgzMmIwZTIxNDBhNWYxN2M2OWEyNGUzMmFlYzZlYTclMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRm1lcmlkaWFudG9vdGhjaGFydC5jb20lMkZ0b290aCUyRmtleV9zY3JpcHQucGhwJTNGYXBwS2V5JTNEOTgzMmIwZTIxNDBhNWYxN2M2OWEyNGUzMmFlYzZlYTclMjIlMjB0eXBlJTNEJTIydGV4dCUyRmphdmFzY3JpcHQlMjIlM0UlM0MlMkZzY3JpcHQlM0U=[/vc_raw_html][vc_column_text]

A Odontologia Biológica e Integrativa trabalha a visão holística de saúde integral, pois estudos apontam que existem fatores orgânicos, posturais e emocionais que têm sua origem no Sistema Estomatognático (que engloba os processos de mastigação, deglutição, respiração, entre outros). Neste contexto, o dentista tem um papel de observar os problemas de forma mais profunda, com visão multidisciplinar, para buscar o equilíbrio do paciente.

Problemas respiratórios ou incorreções na postura corporal podem ter origem na má oclusão, que é o encaixe incorreto entre a maxila e a mandíbula, impactando na posição da coluna vertebral. Estes transtornos podem gerar problemas físicos (dores de cabeça, da coluna vertebral e membros), emocionais, complicar os músculos, órgãos e funções corporais voluntárias ou involuntárias. Ainda podem impactar na aprendizagem, concentração e comportamento. Ou mesmo na autoestima do paciente.

A correção dental adequada, quer pelo uso de aparelhos, restaurações ou próteses, tem um impacto fundamental. O tratamento também envolve um olhar voltado para as emoções e sentimentos do paciente, pois tudo interfere no bom funcionamento orgânico e postural.

O desequilíbrio em sistemas estruturais, químicos ou emocionais no nosso corpo tem consequências em todo o organismo. É impossível olharmos para um problema de forma isolada. Quando sentimos alguma dor ou percebemos um sintoma de alguma doença, precisamos olhar para o todo e identificar de onde vem o desequilíbrio. Isso é papel de todos os profissionais da saúde.

Muito mais do que fazer procedimentos de canal, tirar uma cárie ou fazer limpeza nos dentes, também é papel do dentista olhar para o todo e identificar se algum outro desequilíbrio do corpo tem origem na boca, ou se a dor de dente, na verdade, é sintoma de algum mal em outro sistema.

Estudos apontam que muitos dos fatores orgânicos, posturais e emocionais que causam um impacto negativo no organismo têm origem no sistema estomatognático – que abrange os processos de mastigação, deglutição, respiração, entre outros que acontecem na boca. Especialistas defendem que grande parte, cerca de 45%, dos problemas de coração se iniciam na boca, por meio da falta de higiene adequada e, por consequência, da proliferação de bactérias.

Nós abrigamos milhares de micro-organismos na nossa boca. Eles vivem de forma equilibrada, até uma certa quantidade, e se alimentam de glicose. Se ingerirmos alimentos que possuem o nutriente e não fizermos a limpeza correta, os microrganismos se alimentam da glicose e produzem um ácido através da fermentação, que deixa o PH da boca mais ácido, o que possibilita a proliferação das bactérias e descalcificação dos dentes, deixando-os mais sensíveis. Assim, as bactérias corroem, milímetro por milímetro, os dentes e atravessam a camada mais dura. Quando chegam nos canais que irrigam o dente podem ir, por meio da corrente sanguínea, até os órgãos internos, causando problemas de saúde mais sérios.

O dentista que é adepto da odontologia biológica e integrativa atua com uma visão atenciosa nas reações químicas orgânicas que acontecem no corpo e interferem nas emoções, enxergando os problemas de forma aprofundada, com foco no todo, e em busca do equilíbrio do paciente, obtendo assim um resultado mais integral e duradouro.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Olá, podemos ajudar?