Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial é uma área da Odontologia que trata das alterações da articulação temporomandibular (ATM) e das dores relacionadas ao posicionamento e movimento da mandíbula. Os problemas podem ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical.
Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. De origem ainda desconhecida, acredita-se que o estresse possa ser uma das causas, além de bruxismo, trauma na região da cabeça e pescoço, má postura e má oclusão.
O fisioterapeuta é o parceiro do dentista no tratamento desses problemas realizando um processo terapêutico. O especialista em DTM trabalha para restabelecer a função correta do sistema mastigatório, que traz impacto ao funcionamento dos demais sistemas do corpo humano.
A Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa aplica técnicas modernas de tratamento de DTM e Dor Orofacial, entre elas a Cinesiologia Aplicada, para trazer a saúde de volta ao equilíbrio.
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação da mandíbula com o crânio. A simetria ditada pela ATM tem que ser constante. O mau funcionamento – desde ligamentos, osso maxilar-mandíbula, músculos da mastigação, dentes e estruturas do suporte – causa doenças que, aparentemente, não são de origem odontológica. Porém, ao contrário, pode ocasionar desde estresse, irritabilidade, problemas emocionais, e até influenciar em questões posturais na coluna cervical. O tratamento deve ser realizado pelo dentista e, em alguns casos, encaminhado (ou tratado em conjunto) ao otorrinolaringologista, neurologista ou reumatologista. Se o paciente apresentar algum destes sintomas, a indicação é para que procure um dentista com urgência.
Desenvolvido por #DoutorMidias