A Periodontia é a parte da odontologia que trata as gengivas e outras estruturas que fixam os dentes na boca (gengiva, alveolar e ligamentos periodontais).
É aconselhável que, a partir da adolescência, quando finaliza a fase do paciente de se consultar com o odontopediatra, todos façam um exame anual com um periodontista, pois as doenças da gengiva são doenças muito comuns e geralmente são silenciosas. Não causam dor nem sintomas e, por isso, avançam sem que o paciente perceba. Com a progressão do problema, algumas pessoas podem perceber sangramento, retração gengival, mau hálito e dentes amolecidos, mas nem sempre isso acontece.
A higienização oral incorreta propicia o aparecimento da placa bacteriana que se instala na gengiva junto aos dentes, no início meio imperceptível, incolor para depois se tornar amarelada ou esbranquiçada. Essa camada provoca inflamação nas gengivas, que no início é chamada de gengivite e se não for tratada evoluirá para a doença periodontal, ou periodontite.
O tratamento realizado pelo Periodontista, não é igual a limpeza realizada no consultório odontológico, é uma raspagem, uma limpeza profunda que trata a gengiva e deveria ser realizada por todo paciente no mínimo de seis em seis meses já que esse procedimento pode evitar uma futura perda de dentes, perda de implantes, de restaurações e manter a arcada dentária saudável, além de evitar outros problemas de saúde que muitos não imaginam que pode ser causada pela falta de saúde bucal.
Pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos por exemplo, deveriam fazer a raspagem com frequência para que os dentes possam se movimentar corretamente, pois se a gengiva estiver inflamada e silenciosa, sem sintomas aparentes, a movimentação dos dentes será afetada e ele ficará mais tempo utilizando o aparelho ortodôntico.
Muitos cardiologistas, clínicos gerais e profissionais das saúde no geral, já indicam seus pacientes com problemas cardíacos, diabetes, gestantes, pacientes pós cirurgia bariátrica e outros para o especialista em periodontia, pois sabem que a saúde bucal e esse tipo de tratamento mais profundo que inibe a atuação das bactérias é necessário para o equilíbrio da saúde do corpo como um todo.